O INSTITUTO AMAI

As Organizações não governamentais (ONG) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Foi utilizado pela primeira pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em 1950.
No Brasil, começou a ser utilizada na metade da década de 80, referindo-se exclusivamente às organizações que realizavam projetos junto aos movimentos populares, por exemplo, na área da promoção social. Porém seu conceito não é pacífico na doutrina, e com muitas divergências. Fazem parte do chamado Terceiro setor.

Na verdade, é preciso constatar que o surgimento dessas organizações sem fins lucrativos, que têm como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse público, deu-se pelo motivo da não eficiência, por parte do poder público, em atender as necessidades da sociedade. Há de se ressaltar que esses espaços organizacionais constituem importantes alternativas de sistematizar a sociedade como um todo, promovendo ações sociais, culturais e assistenciais. Portanto, as ONG's são importantes instrumentos de defesa do cidadão e pode se valer de todos os recursos legais para a consecução se suas finalidades. E a legislação, constitucional e infraconstitucional garante a gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania.

Através disso nasceu a AMAI com o intuito de fazer algo para a nossa sociedade... oferecer aulas de artes para crianças e adolescentes de 7 á 14 anos após o período escolar. Baseados em várias pesquisas, acreditamos que crianças que se ocupam com músicas, teatro, danças e outras atividades afins, deixam de se envolver com a criminalidade e com as drogas. Os pais ou responsáveis poderão estimular seus filhos a frequentarem o instituto, uma vez que se esses alunos tiverem uma frequência de 95% serão beneficiados com uma cesta básica mensal.

O nosso objetivo é formar, educar e ajudar a infância mais necessitada por meio de atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas, desenvolvendo valores universais, indispensáveis à boa formação de qualquer indivíduo. Promover o bem comum buscando invalidar idéias de preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, classe social, doença e quaisquer outras formas de discriminação através do convívio social, conhecendo e convivendo com as diferenças. Levar esperança e alegria com muito carinho às crianças de baixa renda através da transferência de conhecimento e habilidades, dando-lhes atenção personalizada e buscando compreendê-las de maneira integral, considerando todas as influências que formam sua personalidade.

© 2014 Instituto AMAI. Desenvolvido por Rstudys Design.